quinta-feira, 6 de setembro de 2012





Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida esteja prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.



Resenha:
O livro “A Guerra dos Tronos” faz parte de uma serie de sete livros de fantasia escrito pelo autor britânico George Martin. Um dos livros mais vendido nos anos de 2010 e 2011 alcançando seu auge quando transformado em seriado pela HBO, os livros seguintes da série podem ser encontrados atualmente entre os 50 mais vendidos. Considerado por muitos críticos o melhor livro de fantasia do século. 

O enredo do livro se passa em uma terra chama Westeros, com regiões dominadas por famílias de grande poder é prestigio. Basicamente a historia se passa em torno de quatro grandes famílias: Stark (Norte), Lannister (Sul), Baratheon e Targaryn. A família Stark é uma das mais antigas, foram os primeiros reis de Westeros e perderam o dominio do reino para a família Targaryn. Os Targaryn eram temidos por possuir Dragões (há muitos anos) e ninguém em seu juízo perfeito queria enfrentar dragões. Muitas coisas aconteceram no decorrer de mais ou menos 100 anos e os Targaryn sem seus Dragões perdem o reino em uma grande batalha. No final dessa guerra Robert Baratheon foi coroado como o rei.

A família Stark lutou na grande batalha ao lado dos Baratheon (por motivos pessoais, sem spoiler) e tem sua lealdade jurada ao atual Rei Robert e depois da morta da antiga Mão do rei (Título de grande poder e prestigio, quem possui esse título tem quase a mesma autoridade que o rei, digamos como se fosse o Vice- presidente) ter sido assassinada, O Rei Robert convida Eddard Stark (Lorde e Senhor de Winterfell, Casado com Catelyn Stark, pai de cinco filhos legitimos e um bastardo) para ser sua próxima Mão, a grande reviravolta da trama começa depois de Eddard aceitar o convite do Rei.

No decorrer da historia você acaba se deparando com personagens bem intrigantes que assumem um papel importante na historia como exemplo nos temos a Rainha Cersei Lannister (Linda e cheia de mistérios), seus irmãos Jaime Lannister (Ambicioso e misterioso) e Tyrion Lannister (Um anão, Inteligente e traiçoeiro), Seus Filhos O Príncipe Joffrey, A Princesa Myrcella e o Principezinho Tommen (Existem tantos personagens que marcam todo o livro que seria difícil falar de todos).

Um dos melhores livros sobre Fantasia/Romance que eu já li, o livro e bastante rico em detalhes, possui um linguajar um tanto rebuscado (estilo de época), além disso, o autor sabe transmitir com as palavras toda a ação executada pelo personagem sem perder o foco da historia que está sendo desvendada em cada capítulo, no tempo e no momento certo. Esses capítulos são divididos por personagem tornando a leitura mais dinâmica, diversificada e muitas vezes misteriosa. 

Uma grande característica do autor é que ele tenta escrever as situações as mais reais possíveis, ou seja, sendo fiel aos costumes da época (Sexo, Drogas e Rock N' Roll – kkks) situações que são consideradas hoje um tanto imoral. Seus personagens não têm uma linha definida (Bem ou Mal) cada um apenas defende o que em sua mente é o correto, Apesar de ter alguns bem malvados, Traidores e um tanto idiota.

O autor procura sempre deixar um gosto de suspense no ar deixando sempre o leitor se perguntando: o que aconteceu com “Aquele personagem”? Quando isso vai acontecer? Por que ele é tão idiota? , Particularmente essas perguntas me fizeram ter vontade de ler quase sem parar. Finalizando, fica a dica de uma leitura com várias características: Dinâmica, intrigante, misteriosa, triste, revoltante e etc. Não fique fora dessa grande historia e fenômeno mundial!

4 comentários:

  1. achei teu blog por ai, na verdade foi teu perfil mas eu cliquei e enfim hUAHUUHUHASHU
    ah sou mt fã dos livros e do seriado viu *u* estou te seguindo e parabens por ganhar um livro no felizlivros *foi lá q achei teu perfil*
    estou com uma promoçao tb no meu blog, lá na minha aba de promoçoes :) se quiser participar fique a vontade.

    ResponderExcluir
  2. Caramba amei o seu blog,
    principalmente quando a primeira coisa que vejo é a resenha de "A guerra dos tronos" :D eu amo essa série de livros. beijos

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana seu blog; se puder poste mais algumas informações a respeito dessa série "Guerra dos tronos"; tenho visto essa série por aí, mas ainda não tive oportunidade de conhecê-la. Sucesso no blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Isaías!
    Gostei muito da sua resenha. Bacana, um ponto que você citou, sobre não haver uma linha definida entre bem e mal nos personagens.

    Boa sorte com o blog \o/

    This

    ResponderExcluir