quinta-feira, 20 de setembro de 2012


Então está coluna intitulada de Destaque da Semana foi criada atendendo a este pedido:

Gerson Silva:     Muito bacana seu blog; se puder poste mais algumas informações a respeito dessa série "Guerra dos tronos"; tenho visto essa série por aí, mas ainda não tive oportunidade de conhecê-la. Sucesso no blog.

Inaugurando essa coluna começarei com o brilhante autor que está comemorando Sexagésimo Quarto Dia de Seu Nome (Fãs da serie já sabem quem é?!) Hoje:



Vovô George R. R. Martin!

Nascido em Bayonne no dia 20 de Setembro de 1948, filho de um estivador, cuja família de classe operária vivia perto das docas de Bayonne. Quando jovem, tornou-se leitor ávido de quadrinhos de superheróis. A edição de 1968 do Quarteto Fantástico possui uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola. Ele credita a atenção que ele recebeu com a carta, junto com seu interesse em quadrinhos, como sua inspiração para se tornar escritor. Em 1970, Martin recebeu seu Bacharelado em jornalismo na Universidade Northwestern, depois completou Mestrado em jornalismo, também em Northwestern, em 1971.

Martin começou a escrever contos de ficção científica no começo da década de 1970, e apesar de o início de sua carreira não ter sido fácil (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas cerca de 42 vezes). Apesar de muito de seu trabalho ser de fantasia ou terror, alguns de seus trabalhos iniciais se encaixavam em ficção científica, ou em história futura.

Durante a década de 1980, Martin começou a escrever para a televisão e trabalhar como editor de livros. Para a televisão, ele trabalhou em The New Twilight Zone e Beauty and the Beast. Como editor de livros, ele supervisionou o desenvolvimento da série Wild Cards (A série continua sob a direção e edição de Martin, com mais de vinte volumes publicados; em 2012 a série completa seu aniversário de 20 anos.)

Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo (inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), contendo sete volumes dos quais cinco encontra-se publicado. O primeiro volume,  Game of Thrones, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, O Quarto Volume da serie intitulada de  Feast for Crows (Traduzido no Brasil como O Festim dos Corvos), tornou-se o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal.

Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo. A primeira temporada de Game of Thrones estreou em 17 de abril de 2011, tendo dez episódios que cobrem o primeiro livro da série. Seu primeiro episódio obteve cerca de 4.2 milhões em audiência, fazendo a HBO renovar o contrato para uma segunda temporada. Atualmente a serie caminha pra terceira temporada com estréia prevista pra 2013.
Feliz Aniversário Vovô Martin!

3 comentários:

  1. Eu assino embaixo!
    Esse cara é genial!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa ele é muiiiiiito bom, gosto bastante dos livros do Martin bem como de seus persssonagens que tem caracteristicas bem humanas... amei conhecer mais sobre ele.
    beijos tem uma coluna nova em vídeo lá no blog "Novos na estante" deixa um comentário?

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. George R.R. Martin é uma lenda, mesmo eu não sendo muito fã dos livros dele, eu acho a narrativa dele excelente.
    Adorei o post, já estou seguindo o blog, e convido você para visitar o meu também.
    Abraços.

    http://pensamentoliterario5.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir