quinta-feira, 11 de junho de 2015


A algum tempo venho sendo bombardeado com novos conceitos, reflexões, teorias, ideias e valores. Toda essa gama de "visão moderna" ou "quebrando barreiras" tem me causado um processo que educadamente chamei de "desconforto social". Sempre que leio algo que chama a minha atenção, meu primeiro impulso é de escrever o quão intrigado/pensativo a "nova ideia" tem me deixado. Ao mesmo tempo que acho interessante esse processo de desconstrução das minhas estruturas cognitivas,   chego a sentir o qual preso a um idealismo do que seria "normal ou correto" eu me encontrava. Minha reação não poderia ser diferente em relação ao livro citado anteriormente no título. Não posso dizer que eu seja um filosofo, pensador ou mesmo um critico literário com todo aquele embasamento teórico maravilhoso, mas posso mostrar o nível do meu desconforto.

A alguns meses três pra ser mais exato comecei a ler "Two Boys Kissing". A melancolia excessiva, algo fora da minha zona de conforto e tempo vago podem ser consideradas as principais razōes que me levaram a ler este livro, alem da questão de ser um livro bastante  falado e de certa maneira famoso mainstream




O livro mergulha em varias estórias diferentes ao mesmo tempo que o livro se desenvolve em torno de apenas uma e é narrada em terceira pessoa, criando essa atmosfera de "uma visão" distanciada dos fatos Não diga u.u. Enfim, Craig e Harry, que podemos chamar de personagens principais, decidem quebrar o recorde mundial do beijo mais demorado do mundo em apoio a um amigo que passou por um certo problema. O Segundo casal é formado por, Neil e Peter, que são namorados a algum tempo e possuem certos problemas em relação a família de cada um deles. Terceiro casal, Ryan e Avery, dois garotos de cidades diferentes e problemas diferentes. Por ultimo o autor apresenta Cooper, um garoto solitário que busca compreender a si próprio em redes sociais e longas horas de navegação na internet.

No desenvolver das 196 paginas escritas de uma forma direta e sem tantas voltas, o autor mostra as diferentes situações sociais/pessoais que um casal gay, na maioria dos casos, enfrenta durante o dia a dia. No caso de Cooper, mostra a realidade de uma pessoa sem nenhum apoio em casa ao mesmo tempo em que o desejo por descobrir e entender a si próprio passa a ser uma situação diária. Entretanto, o que me chamou tanta atenção foram as criticas que o autor levanta ao decorrer do livro. Por exemplo, 


"Freedom isn't just about voting and marrying and kissing on the street, although all of these things are important. Freedom is also about what you will allow yourself to do" | "Liberdade não é apenas sobre votar, casamento ou beijar nas ruas, embora todas essas coisas sejam importantes. Liberdade também é sobre o que você se permite  fazer" (PS. minha tradução)

Durante boa parte do livro, todos os personagens passam por situações de constrangimento, humilhação e desrespeito. Que se não me falhe a memória muitos casais homoafetivos em nossa maravilhosa sociedade sofrem os mesmo problemas diariamente. Estatísticas assustadoras mostram os altos índices de violência que em pleno século 21 ainda ocorrem. Mas o que tudo isso tem a ver com o livro e a mensagem principal?

Poderia dizer, assim como eu vi/li em alguns lugares que o livro trata sobre AMOR! Porem, ao meu ponto de vista o autor tenta ressaltar a TOLERÂNCIA. Todos os dilemas, situações e ate certo ponto o desenrolar de algumas situações trata da intolerância da nossa atual sociedade. O qual longe algumas pessoas conseguem ir baseando os seus pontos de vistas em ideias deturpadas, corrompidas e mal explicadas. Viajando nas minhas reflexões, percebei o quão estagnada encontra-se a atual sociedade. Pensem comigo, um livro lançado em 2013 consegue descrever claramente problemas que estão acontecendo hoje em dia ou no ultimo domingo. Ninguém é obrigado a achar lindo, maravilhoso ou algo do tipo, mas todos somos obrigados a respeitar. Isso é um direito básico de cada indivíduo, ter o direito de ir e vir, o direito de se expressar da maneira como convém, ter o direito de ser respeitado e valorizado. Muitas vezes esquecemos que não é com quem uma pessoa se relaciona que vai definir o seu caráter. Se formos pensar assim, muitos professores, médicos, advogados, atletas, jornalistas, atores, atrizes, cantores possuem caráter ruim?

As vezes com seres humanos temos a mania de vivermos fechados e seguindo apenas aquela ideia que mais nos convém ou que parece ser mais fácil de entender. Garanto que querer entender o mundo ao seu redor não vai de maneira alguma afetar ou mudar quem você é! Muito menos o perfume da Boticário! Enfim, Two Boys Kissing deveria ser considerada uma leitura obrigatória com o intuito de clarificar ou ajudar a entender como alguns comportamentos não ajudam em nada ou mesmo servem pra alguma coisa.

Vamos conversar nos comentários, trocar algumas ideias. 

0 comentários:

Postar um comentário