quinta-feira, 11 de julho de 2013


Depois de alguns dias uma semana sem postar, volto com uma super novidade que vai mexer com o blog, tenho certeza que foi possível descobrir já com o titulo do post.
Enfim, Venho apresentar o primeiro autor parceiro do Caderno Eletrônico.


Biografia: 
Antes de entrar no meio editorial, em 2001, com uma empresa de livros digitais, o autor foi ex uma porção de coisas: profissional do squash, redator publicitário, dono de agência e até de bar no litoral de São Paulo. Em Seguida trabalhou com livros na Editora Objetiva e com revista  na Editora Horizonte. 
Sua aventura como autor começou no ano de 2011, com o lançamento do seu primeiro livro Réquiem para um assassino, lançado pela Editora Bússola. Atualmente o autor possui um segundo livro publicado pela mesma editora chamado Morte na Flip.
Site do autor:  Paulo Levy

Sendo assim, nada melhor do que uma entrevista pra conhecermos melhor o autor e tudo que o envolveu durante o processo de criação do seus livros.

Como surgiu a vontade de escrever um livro? Quando isso ocorreu?
Aconteceu em 2010, muito por acaso. Eu estava em férias em Paraty. Num dia de sol, enquanto eu caminhava à beiramar, diante da igreja de Santa Rita, no Centro Histórico, fui como que atingido por um raio: vi nitidamente a cena do crime do meu primeiro livro, Réquiem para um assassino. Deste dia até tomar a decisão e começar a escrever, foram dois meses.

Cada livro tem sempre um enredo diferente, um lugar especial onde toda a trama é desenvolvida. No caso no período de produção do livro você chegou a fazer muita pesquisa, sobre a cidade, cultura e etc.?
O lugar dos meus livros policiais é sempre o mesmo, a fictícia Palmyra, inspirada em Paraty, onde tudo começou e cidade que conheço bem. Fiz muita pesquisa, mas não sobre a cidade, mas sobre as questões relacionadas a procedimentos policiais, jurídicos, periciais e etc de forma a dar uma base real à trama.

Sei que publicar um livro não é uma atividade muito fácil, exigem de diversas maneiras. Bom, qual foi a maior dificuldade encontrada?
Tomar coragem e trabalhar duro para escrever um bom livro policial. Acho que consegui.

Conheço alguns autores que são totalmente apoiados por seus familiares. Em relação a isso. Você contava ou ainda conta com o apoio da família?
Não na questão financeira, apenas na emocional.

Em seu site contem a seguinte frase: “Enquanto caminhava a beira-mar... Vi diante de mim, cena do crime do meu primeiro livro”. Posso afirmar que o seu personagem tem uma base real? Quero dizer, foi usado como inspiração uma historia real.
Não. O personagem foi criado a partir do crime que visualizei naquela caminhada, foi fruto e consequência daquilo. Quem sabe se eu tivesse imaginado um casal se beijando teria escrito um romance açucarado. Mas não, vi um cadáver, resultado de um crime que acabou de transformando numa trama policial complexa. Minha imaginação me levou a enveredar pelo universo policial que, aliás, me identifico muito mais do que um romance açucarado.

Atualmente você possui dois livros publicados. Pensando nisso, Quais os próximos projetos? Mais um livro talvez?
Estou escrevendo o terceiro do mesmo personagem, um novo crime, a mesma cidade. E estou começando a trabalhar na adaptação de Morte na Flip para o cinema.

As Próximas perguntas são opiniões do autor enquanto leitor

Quais os seus autores preferidos? De alguma forma eles lhe inspiraram durante o processo de criação?
Paul Theroux e Ernest Hemingway. Ambos me inspiraram pela qualidade do texto, a clareza, o estilo.

Uma grande curiosidade, qual foi o ultimo livro lido e o livro que está lendo?
Meu último livro lido foi “A Vida como ela é”, de Nelson Rodrigues, uma escola para quem quer aprender a escrever bem. Estou lendo “Last train to Zona Verde”, o último lançamento de Paul Theroux, que trata de uma viagem que ele fez em 2011 da Cidade do Cabo (África do Sul) a Angola. Adoro relatos de viagem. E as do Paul Theroux são geniais.

O Primeiro livro do autor já chegou e vou ler em breve depois da prova de segunda, talvez pois a curiosidade é enorme, aguardem a resenha.


5 comentários:

  1. Oie!
    Parabéns pela nova parceria, adorei a entrevista!

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. parabens pela parceria!!

    estou seguindo seu blog
    me segue
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  3. oooi, parabéns pela parceria :D

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela parceria. Gostei muito das respostas dele. Parece ser um homem bem legal :)

    Beijos.

    alolatemumblog.blogspot.com

    ResponderExcluir